Sobre Campo Grande

Foto áerea do Bairro Campo Grande

Campo Grande é um bairro do Rio de Janeiro, que fica a 45 km do centro da cidade, de classe média com porções de classe média alta. Sua ocupação remonta a 17 de novembro de 1603, e está localizado na zona oeste da cidade possuindo, aproximadamente, 328.370 habitantes inseridos numa área territorial de 11.912,53 hectares.

História

Em 1968, o então governador do estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, promulgou a Lei 1627/68 reconhecendo a localidade de Campo Grande como cidade. Apesar disso, Campo Grande ainda é tido como um bairro do Rio de Janeiro.
Lei número 1.627, de 14 de junho de 1968, projeto do deputado Frederico Trotta. O governo do estado da Guanabara, faço saber, que a assembléia legislativa do estado da Guanabara aprovou o projeto de lei número:181 de 1967 e eu promulgo, de acordo com o artigo 26, 3°, da constituição do estado, a seguinte lei: Art. 1° - É reconhecida como "Cidade" a localidade de Campo Grande, passando a denominar-se Cidade de Campo Grande. Art. 2° - Esta Lei entrará em vigor, na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 14 de Junho de 1968 - 80° da república e 9° do estado da Guanabara. Francisco Negrão de Lima, Álvaro Americano, Arnaldo Salgado Mascarenhas, Gonzaga da Gama Filho, Althemar Dutra de Castilho, Humberto Braga, Cotrin Neto, Raymundo de Paula Soares, Hildebrando Monteiro Marinho, Luiz de França Oliveira, Augusto do Amaral Peixoto, Dirceu de Oliveira e Silva, Victor de Oliveira Pinheiro e Lecy Neves.

A dupla JC e Marlus, mais conhecida como "Terror de CG" são uma lenda em Campo Grande, a dupla atuou nas décadas de 80 e 90, aterrorizando todos os moradores, a dupla se vestia como Policiais à paisana, e tiravam uma onda com verdadeiros de serviço, furando sinais como se fossem viaturas do estado, com giroflex e sirene ligados, iam em churrascarias e não pagavam, porque os funcionários nao cobravam, pois achavam que a dupla eram Policiais, porque ostentavam jóias iguais de policiais e se comportavam de forma idêntica a policiais. Essa dupla é uma lenda em CG, pois não há relatos em DP, somente depoimentos de pessoas que presenciaram as atuações da dupla, e existem outras histórias que seram relatadas, é há um boato que a dupla irá lançar uma bibliografia em 2012, mas nao existem provas da existência dessa dupla em CG nos dias atuais.

Campo Grande na atualidade

A Região Campo Grande tem o maior contingente populacional da cidade, e sua região central é uma das mais valorizadas da zona oeste, mas por ser a maior em área territorial, sua densidade líquida é a segunda menor entre as 12 regiões do Rio. Suas áreas verdes, seus grandes espaços livres ainda não ocupados, constituem suas maiores atrações. A região juntamente com Guaratiba representa a última grande fronteira para uma expansão de acordo com suas vocações específicas - manifestas historicamente desde o início da formação da cidade - e para o crescimento harmonioso, devido às potencialidades econômicas e culturais que o ambiente natural lhe proporciona desde os primórdios da sua ocupação. A Região apresenta grande potencial para o desenvolvimento de polos de gastronomia e de turismo ecológico. Na região está instalada uma base do corpo de fuzileiros navais (Batalhão Toneleiro) e o CIAMPA , onde recentemente participaram do 5º CISME (Jogos Mundiais Militares),abrigando delegações. O Bairro Campo Grande concentrou o maior número de lançamentos residenciais. O bairro ocupou em 2010 o primeiro lugar em número de lançamentos residenciais no município do Rio de Janeiro - superando os bairros de Jacarepaguá, 2°, e Barra da Tijuca e hoje atrai grandes construtoras cariocas.

Economia

Campo Grande possui uma economia bastante diversa, com áreas rurais, uma zona industrial importante para a cidade e um comércio que tem experimentado crescimento significativo nos últimos anos.

Habitação

O tecido urbano de Campo Grande é regular e descontínuo; a ocupação sendo resultante de loteamentos isolados de grandes áreas. Na verdade, Campo Grande, por dispor de vasta rede de serviços e um comércio que foi se expandindo e se diversificando, cresceu extraordinariamente.

Os mais altos níveis de presença de imóveis próprios encontram-se em Campo Grande. O predomínio é de casas com dois quartos, com área construída de 60 metros quadrados. A CEHAB construiu, nos anos de 1962 a 1979, os seguintes empreendimentos: Bairro de Santa Margarida na Estrada do Campinho, região que juntamente com o trecho da Avenida Brasil resultou em um grande contraste com a região central do bairro e com outros sub-bairros.

Agricultura e pecuária

No Rio da Prata, Mendanha e próximo a Guaratiba ainda encontram-se estabelecimentos que se dedicam a agricultura e pecuária. Dentre as culturas mais desenvolvidas estão a banana, a laranja, a manga, o abacate, o aipim, o chuchu dentre outros. Na pecuária e avicultura destacam-se criações de aves, caprinos, suínos, bovinos e coelhos.

Indústria e comércio

O comércio no bairro é auto-suficiente, exercendo atração sobre outras regiões. Além do movimentado e popular Calçadão de Campo Grande, há opções de compras no atacadista Makro, e em supermercados como Prezunic, Carrefour, Extra, e em compras, lazer e serviços em modernos shoppings como o West Shopping e o Passeio Shopping. Está previsto ainda para 2012 a inauguração do ParkShopping Campo Grande, do grupo Multiplan.

O setor indústrial também está em crescimento. Campo Grande possui um Distrito Industrial localizado no quilômetro 43 da Avenida Brasil, abrangendo ainda a Estrada do Pedregoso. A atividade econômica local é composta por cerca de 3.700 estabelecimentos, 87,2% dos quais são do segmento de comércio e serviços, empregando aproximadamente 49 mil pessoas. O volume de negócios gera R$ 956,9 milhões de ICMS (US$ 221,3 milhões)(2), sexta arrecadação da cidade.

Entre as indústrias que se encontram instaladas em Campo Grande estão a AmBev, Refrigerantes Convenção, Carreteiro Alimentos (café, arroz, feijão, grãos, e outros), Guaracamp, Cogumelo (estruturas metálicas), Fredvic (confecção), Lillo (produtos infantis), Michelin, EBSE (soldas elétricas), Superpesa (estruturas metálicas), Dancor (bombas) , Ranbaxy (farmacêutica)e Hermes (Compra Fácil).

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro.

Blog do Guia do Bairro Campo Grande

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Campo Grande por email
 

Dados Principais sobre Campo Grande

População 328.370 hab.
Renda média -
IDH 0,810 - elevado
Subprefeitura Campo Grande
Região Administrativa Oeste
Área Geográfica Oeste

Vídeo sobre o Bairro de Campo Grande
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Campo Grande

Mapa Campo Grande - Ver outros: Mapa Rio de Janeiro

 

Moradores ilustres de Campo Grande

   






  Sobre o EncontraCampoGrandeRJ
Fale com EncontraCampoGrandeRJ
Anuncie no EncontraCampoGrandeRJ
Cadastre sua Empresa no EncontraCampoGrandeRJ (grátis)


Termos EncontraCampoGrandeRJ | Privacidade EncontraCampoGrandeRJ
Bandeira do Bairro do Campo Grande RJ